
Primeira audiência pública debate princípios e finalidades da UESC
Por Grupo de Trabalho 1 - Estatuinte
Publicado em: 05/05/2025 às 10:15
Foi realizada nesta quarta-feira, 05 de maio de 2025, a primeira audiência pública do processo Estatuinte da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O evento, que aconteceu no auditório Paulo Freire, teve como tema "Princípios e Finalidades da Universidade" e contou com ampla participação da comunidade acadêmica.
A audiência foi conduzida pelo Grupo de Trabalho 1 da Comissão Estatuinte e teve como objetivo debater os princípios fundamentais que devem nortear a atuação da universidade, bem como suas finalidades institucionais no contexto atual.
Durante o evento, foram apresentadas palestras sobre a história e evolução dos princípios universitários, a missão das universidades públicas no século XXI e os desafios da educação superior na era digital. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de discussão para elaborar propostas específicas para o novo Estatuto.
Entre os temas mais debatidos estavam a autonomia universitária, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a gestão democrática, a inclusão e diversidade, a sustentabilidade e o compromisso social da universidade com o desenvolvimento regional.
A coordenadora do GT1, Profa. Dra. Maria Oliveira, avaliou positivamente o resultado da audiência: "Foi um debate muito rico e produtivo. As contribuições apresentadas demonstram o compromisso da nossa comunidade com a construção de uma universidade mais democrática, inclusiva e socialmente relevante."
Todas as propostas apresentadas durante a audiência serão sistematizadas pelo GT1 e incorporadas ao documento preliminar que será submetido à apreciação da comunidade universitária nas próximas etapas do processo Estatuinte.
A próxima audiência pública está agendada para o dia 20 de maio e abordará o tema "Organização Institucional e Gestão Democrática".
Compartilhar
Outras Notícias
Aviso: instalação das Unidades Estatuintes 02, 03, 05, 06, 08 e 10
A Comissão Executiva da Estatuinte da UESC convida estudantes, docentes e técnicos administrativos para os encontros de instalação das Unidades Estatuintes, com orientações sobre participação e próximos passos do processo.

UESC realiza apresentação da metodologia das Unidades Estatuintes
A UESC apresentou a metodologia de funcionamento das Unidades Estatuintes em 30 de abril de 2026, reforçando a participação da comunidade na revisão dos instrumentos normativos.

UESC inicia etapa participativa da Estatuinte e convoca comunidade para encontros presenciais
A comunidade universitária foi convocada para os encontros de instalação das Unidades Estatuintes, marcando o início da fase participativa da Estatuinte entre os dias 6 e 10 de abril de 2026.